quinta-feira, 16 de março de 2017

UMA QUINTA AGITADA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA



A Prefeitura de João Pessoa promoveu, na manhã dessa quinta-feira (16), o Fórum Permanente de Secretários de Turismo da Região Metropolitana. Sob coordenação do Secretário Municipal de Turismo Fernando Milanez e organizado pelo respeitadíssimo Saulo Barreto. O evento foi realizado na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes e contou com a participação das representações das cidades da Região Metropolitana. Leia a matéria completa no Portal do Liortal PB.

Algumas coisas chamaram minha atenção nesse importante evento que objetiva desenvolver projetos, criar e fortalecer parcerias entre as cidades da Região Metropolitana. Quero falar um pouco sobre essas coisas:


PITIMBU SE TORNANDO PROTAGONISTA– Isso foi o que ficou evidente nas palavras do prefeito Leonardo Barbalho, que de modo objetivo e bastante entusiasmado, falou a realidade que a cidade vivia antes, de como seu governo preparou Pitimbu para despontar e aproveitar seu potencial turístico. Apresentou resultados já obtidos, tais como o fortalecimento do Carnaval, que em suas palavras, foi o melhor do Litoral Sul em 2017, a Festa da Padroeira da cidade e o crescimento na procura pelas praias.



Segundo Barbalho, a Paraíba só conhecia o Conde, achava que depois de Tambaba não havia mais praia. Pitimbu era mais conhecida pelos pernambucanos, mas agora a cidade assume um papel de protagonista, fortaleceu e continuará investindo no turismo, apresentando-se como um lugar aprazível e aconchegante, pronto para acolher turistas de todas as partes do país e do mundo.

O RECONHECIMENTO VEM DE FORA – Logo após a fala do prefeito Leonardo Barbalho, os representantes de um rede alemã de resorts, que vieram participar do evento em busca de parcerias, visando a expansão de sua marca, manifestaram interesse exatamente na cidade de Pitimbu, pois já tinham conhecimento do avanço que vem sendo promovido no turismo local nos últimos anos. Inclusive já foi marcada uma agenda de visita por parte dos investidores no próximo dia 18.


DISCURSO AFINADO – As falas de todos os presentes, desde o vice-prefeito Manoel Junior, passando pelos secretários de gestão e empresários,  deixavam claro que haverá a busca por uma relação de parcerias em prol do fortalecimento do turismo na Região Metropolitana e no Estado.


A NOTA TRISTE foi a ausência de representação da cidade de Conde. A secretaria de turismo da cidade não se fez presente, nem justificou a ausência. É de se estranhar que uma das cidades mais importantes no cenário turístico estadual não se faça representar em um evento que busca exatamente o fortalecimento turístico na região.


A ausência gerou questionamentos nos bastidores do encontro. Será que o fato dos prefeitos das duas cidades estarem lados opostos politicamente seria o motivo para o Conde não ter representantes no evento? Acredito que não. Mas...sei lá, né!


Com a palavra os representantes do Governo de Conde. Por que a “Terra de Jacoca” não se fez presente no evento? Onde estava o Secretário de Turismo?


UM APLAUSO MERECIDO – O Secretário de Turismo, Fernando Milanez, fez questão de citar nome por nome, de cada colaborador da Secretaria, num ato de reconhecimento pelo trabalho realizado.



Aqui quero registrar que Saulo Barreto, permanece sendo um homem brilhante em suas ações em prol do Turismo no Estado. Tenho certeza que sua presença na pasta municipal em João Pessoa, fortalecerá grandemente o Turismo local e na Região Metropolitana.


POR FIM, 2018 JÁ CHEGOU – Antes do vice-prefeito Manoel Junior usar a palavra, durante sua fala e depois dela, um “eleitor” fez questão de ressaltar que em abril de 2018, Manoel pode ser definitivamente prefeito da Capital; numa clara alusão ao possível afastamento de Luciano Cartaxo, para nas palavras desse “eleitor”, “alçar voos mais altos”. O empolgado “cabo eleitoral” era Fernando Milanez.


A fala entusiasmada do secretário dá um evidente sinal de que o cenário de 2018 é cada dia mais real na política paraibana. Resta saber quem estará do lado de quem...






Caco Pereira



Fotos e informações de Joelma Alves, Portal do LitoralPB



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Evento interessante. Mas, sinto muito, parece haver uma certa badalação política apresentada no texto. Saulo Barreto, por exemplo, não leva um histórico profissional respeitadíssimo nem de longe. Pelo contrário, no Conde foi possível acompanhar sua pobre atuação no turismo nas gestoes anteriores. Suas ações, elegantemente disfarçadas, cheiram estar recheadas de interesses próprios e farta propina, com negociatas politicas junto aos seus pares. De certa forma, dá para entender possível motivo pelo qual Conde não participou. Para os mais avisados e amantes da honestidade e verdadeiro bem coletivo, recomendo avaliar estes eventos com cautela e que sejam direcionados elogios para aqueles que realmente merecem.

    ResponderExcluir
  3. Olá MClaudia, quanto ao que chama de badalação, prefiro chamar de reconhecimento. Talvez um pouco de pesquisa sobre o histórico de Saulo Barreto no Turismo de Conde faça você mudar de ideia.

    Quanto a "propina" que você acusa Dr. Saulo e as tais "negociatas", sinceramente não tenho conhecimento e como sou adepto do princípio de "a quem acusa cabe o ônus da prova". Fique a vontade para mandar provas de suas acusações e as publico.

    Ademais, fique a vontade em opiniar. O espaço é livre!

    ResponderExcluir
  4. Tudo que vc colocou aqui eu já sei, e mais um pouco, obrigada. Tenham todos um bom fds.

    ResponderExcluir