segunda-feira, 6 de junho de 2016

UM POUCO DO CONDE







Sempre que escrevo sobre o Conde e sua política quase surreal, recebo uma avalanche de mensagens, de elogios, de reclamações, de xingamentos e por aí vai. Claro que no final das contas ninguém fica muito satisfeito com que escrevo. Afinal, “todos” os pré-candidatos afirmam que não desistem da disputa e se consideram favoritos. Por assim se considerarem, esperam que eu pense o mesmo e mais, afirme categoricamente que todos são favoritos.

Resolvi passar alguns dias ouvindo pessoas que apóiam alguns dos pré-candidatos para tentar passar uma visão mais abrangente do cenário. O objetivo é reproduzir resumidamente o pensamento deles  e extrair a partir das suas informações, aquilo que em MINHA OPINIÃO representa o momento político para o Conde.

ANTES UM ESCLARECIMENTO – Publiquei nodia 30 próximo passado, a informação de que o PMDB estaria prestes a desistir de candidatura própria para apoiar e indicar o vice de Sandra Ribeiro. A decisão partira do Senador José Maranhão, e teria como grande motivo, o impedimento jurídico do atual pré-candidato Aluísio Régis de concorrer nas próximas eleições. O empresário Eduardo Cassol, um dos líderes da pré-campanha de Aluísio rechaçou completamente essa possibilidade e garantiu a pré-candidatura.

AGORA VAMOS ANDAR...

O entendimento mais comum é que Aluisio Régis (PMDB), Tatiana Corrêa (PTdoB) e Sandra Ribeiro (PSDB) disputam mais fortemente a prefeitura. Mas houve quem colocasse Márcia Lucena (PSB) como alguém que cresceria dentro do processo, abrindo espaço para uma quarta força nessa disputa.

Há porém, quem afirme de forma muito categórica e com certo embasamento jurídico que a situação de Aluísio Régis é muito complicada e que ele não será candidato, cabendo ao ex-prefeito apoiar alguém e até indicar o vice, ou ainda, sair da cena política do Conde definitivamente.

Os aliados do ex-prefeito Aluísio Régis garantem quem ele será candidato, já as pessoas mais ligadas a Sandra dizem que a banda não toca bem nesse ritmo, que o “Saruê” do PMDB é Maranhão e a ordem é outra.  

Ouvi quem afirmasse que Sandra e Junior Rodrigues (DEM) seriam ótimos vices. Mas que Junior não abriria mão de modo algum, mesmo sabendo que não tem chances de ser eleito em 2016, pois estaria plantando as sementes para 2020 (JÁ DISSE QUE CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA IDEIA).  Já Sandra, de acordo com minhas fontes, ou é candidata a prefeita ou não disputa nada.

Sobre Edinho Mendes (PRB), Naldo Cell (PT) e Marilene do Cartório (PSC) ouvi que não emplacam suas candidaturas. Que Edinho vai apoiar uma eventual candidatura de Aluísio, que Naldo e o PT podem seguir o Padre Severino Mélo e apoiar Márcia (particularmente acho isso bem difícil, já que a sofrência aí é grande) e que Marilene é uma incógnita.

Há ainda os que advogam a causa da inelegibilidade de Tatiana, mas seus aliados garantem a total tranqüilidade em relação a queda da imputação de culpa em processo que, de acordo com seus aliados, já deveria ter sido dado como prescrito.

Claro que  cenários sem Aluísio e Tatiana devem ser conjecturados, mas sinceramente creio que se por um lado, a prefeita precisa reverter uma situação judicial que me parece menos complicada, por outro, o ex-prefeito encontra maiores dificuldades e ele sim, pode ficar de fora. Mas no final das contas, acredito que ele registra candidatura e vai para a disputa, porém já não com a força que tanto dizem que ainda tem.

Caso ambos não sejam candidatos, surge Luzimar Nunes, atual presidente da Câmara, como candidato da Prefeita. Já o ex-prefeito não teria indicado e se ficaria de fora, sucumbiria de vez. Mas reafirmo, continuo acreditando na  concretização das duas candidaturas.

Por fim...

Interessante são as pesquisas que já "passeiam" pela cidade. São de consumo interno e não se pode publicizar – Claro!  Nelas Sandra aparece em terceiro ou quarto lugar, mas tem um dos menores índices de rejeição, o que lhe dá boas possibilidade de crescimento. Aluísio que aparece em primeiro é o mais rejeitado, seguido de Tatiana. Mas a prefeita tem diminuído grandemente os índices dessa rejeição e feito crescer o número dos que aprovam o seu governo.

Nas consultas que me foi dado conhecimento, Tatiana aparece com mais de 15 pontos,  em algumas, esses números são bem maiores que isso.  E apontam para um cenário em que a prefeita cresce com o afunilamento da disputa.

Lhes digo uma coisa simples: Se Tatiana aparece com pontuação tão significativa mesmo em meio a uma avalanche de ataques enraivecidos de uma oposição tipo metralhadora giratória que atira a todo tempo e para todos os lados, sem refletir quem será atingido pelas suas balas, reafirmo o que venho dizendo: TATIANA SERÁ REELEITA!
           
            Bem, vou logo preparar meus ouvidos... mas é o que penso!





Caco Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário