segunda-feira, 12 de junho de 2017

CÂMARA DE VEREADORES DE CONDE APROVA “DIA DO ORGULHO GAY”




Em sessão realizada nesta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Conde aprovou o Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Fernando Araújo (PTdoB) e subscrito pelo presidente, Ednaldo Barbosa (PT), que define 28 de junho como dia Municipal do Orgulho LGBT e de luta contra a homofobia.

Em sua argumentação Fernando Araújo falou sobre a igualdade de direitos e a responsabilidade que cada cidadão tem de respeitar e conviver com as diferenças.

O plenário da Casa Comendador Cícero Leite recebeu diversos representantes do Movimento LGBT que vibravam a cada voto favorável, mas que calavam ante as declarações de abstenção por parte dos vereadores de orientação evangélica.

A postura dos vereadores abertamente evangélicos foi de se abster da votação. Daniel Junior (PR) foi o primeiro a declarar sua abstenção. O parlamentar justificou sua postura e afirmou que respeita as lutas dos homossexuais. O vereador Irmão Kaká (PMDB), disse que em nome de suas raízes e convicções, também se absteria da votação, mas asseverou que ama as pessoas de tal forma que respeita as opções de cada indivíduo. Os demais evangélicos da Casa acompanharam os pares que se pronunciaram anteriormente.


O único dentre os evangélicos a votar favorável ao projeto, contrariando a decisão da bancada, como ele mesmo citou, foi Malba de Jacumã (SD). O vereador fez questão de dizer que não é homofóbico e que a prova disso seria ir de encontro ao que foi combinado entre os que se apresentam como evangélicos.  

O voto contrário aprovação foi do Vereador Luzimar Nunes (PSD). Para o veterano parlamentar, não existe necessidade da criação de um dia municipal para tal causa, pois já existe tal data em âmbito nacional. “É como querer que o munícipio tenha o dia municipal das mães. A gente já tem um dia nacional. Não precisa de uma data local. Isso é simples”. Disse Luzimar.


“Para mim, este organismo de políticas públicas que fomenta ações e garantias para os direitos e cidadania LGBT em nosso município, é de extrema importância esse avanço histórico. É nossa missão como gestão municipal estar implementando políticas direcionadas a diversos públicos. A população LGBT no município vem ganhando esse espaço e visibilidade. Promover o respeito à diversidade sexual é um ato de respeito com a população, é garantir seus direitos e segurança. Esse projeto só fortalece o movimento LGBT em nosso município, como também promovemos uma data que visibiliza o dia de luta contra a homofobia que mata a cada 28 horas um LGBT no Brasil, onde o Nordeste é a região que registra casos de lgbtfobia” Disse Patrício Tavares, Coordenador de diversidade humana do município.

O idealizador da propositura e grande articulador do projeto, Rodrigues Bão falou com nossa equipe: “A votação de hoje na Câmara foi muito importante pra gente, nós do movimento LGBT do Conde, porque já existe realmente uma resolução da ONU, registrando o dia internacional do orgulho LGBT, mas quando isso vem para o município com uma lei votada pela sua Câmara Municipal, para nós é uma resposta ao questionamento da sociedade para que há políticas públicas efetivas para a população LGBT. É um grande passo, uma grande vitória para o movimento. Quem diria há dois anos atrás, há um ano atrás que isso iria acontecer no Conde, uma lei de municipalização de uma data para o orgulho LGBT contra a homofobia, uma cidade que tem um histórico muito grande de crimes homofóbicos, de pessoas e autoridades homofóbicas. Pra gente é uma vitória muito grande, é uma grande vitória. É a primeira de muitas vitórias do movimento LGBT. Quero deixar bem claro que esse movimento não é partidário. É um movimento social. A sociedade LGBT vem lutando por espaços em todas as esferas. Isso é a sociedade se mobilizando em busca de políticas públicas efetivas”.



Por Ricardo CACO Pereira


*Fotos Oficiais do Movimento LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário