domingo, 17 de janeiro de 2016

O Paraíso, o casamento e a traição



O ACESSO A COQUEIRINHO, A SAGA DE UM PARAÍSO 






Estive ontem na cidade de Conde, mais precisamente na praia de Coqueirinho. O cenário, com sempre é perfeito. A praia sem dúvida, é uma das belas do Brasil.  O mesmo não se pode dizer do acesso.

Em mais um verão, turistas, comerciantes e moradores da região padecem para chegar e principalmente para sair do local. O acesso continua precário. E para piorar a situação, o governo do Estado mais uma vez resolveu tentar fazer o calçamento da ladeira.

Alguns questionamentos surgem:

Por que apenas no período de alta estação é que essa obra foi retomada? Será que ninguém no governo tinha conhecimento prévio de que aumentaria ainda mais o número de pessoas que buscariam o paraíso que é Coqueirinho?

Que empresa é responsável pela obra? Qual o valor investido? Não vi nenhuma placa de sinalização no local, indicando quem conduz a empreitada, qual valor investido e qual previsão de término. 

Em vídeo divulgado pelo comunicador Wagner Assunção, além de ficar claro que nenhum dos profissionais trabalha com equipamentos de segurança, um deles ainda afirma que ninguém tem carteira assinada.  Não estamos diante de problemas trabalhistas?

Constata-se de forma muito simples que a obra em Coqueirinho além de ser retomada em um período de inapropriado, trazendo transtornos aos turistas, moradores e comerciantes da praia, não tem indicações claras quanto a quem é responsável pelo trabalho, quanto ao prazo de conclusão e aos valores investidos.

Além disso, como dito anteriormente, os funcionários estão expostos a riscos em virtude da falta de equipamentos de segurança e, de acordo com o vídeo citado, não tem registro trabalhista. 

Conversei também com a Prefeita Tatiana Corrêa sobre a obra. Segundo a gestora do município, não houve nenhuma solicitação para que a prefeitura prestasse algum auxílio no que diz respeito ao trânsito no local. Tatiana ainda disse que caso necessário, a equipe da Guarda Municipal será disponibilizada para prestar o apoio no local. “Entendo que é dever do município e do estado trabalharem em parceria, em prol da população. Se o Estado solicitar, estaremos prontos a colaborar, de modo a diminuir os transtornos e melhorar a acesso a nossa bela praia de Coqueirinho”. Disse a gestora.

Ainda questionei Tatiana sobre o outro acesso à praia.  Ela afirmou que o município foi contemplando com uma emenda específica para a obra, mas que o pagamento ainda não foi feito pelo Governo Federal, que pela demora na liberação dos recursos, a licença junto a SUDEMA acabou por vencer. 

De acordo com a gestora, na sua última viagem a Brasília, conseguiu trabalhar pela liberação dos referidos recursos, que será preciso solicitar nova licença junto a SUDEMA e que esse processo será retomado na próxima semana, pois a obra só poderá ser retomada dessa forma.

Repito o que disse no início, Coqueirinho é sem dúvida, uma das mais bonitas praias do Brasil. Queira Deus que dessa vez, o Estado conclua as obras da ladeira, e que, ocorra a liberação para que o município também faça sua parte. De modo que o acesso a esse paraíso possa ser digno de suas belezas.


NABOR DECLARA APOIO A MANOEL JUNIOR E ISSO PODE TER DESDOBRAMENTOS EM PATOS




O Deputado Estadual Nabor Wanderley declarou apoio ao nome de Manoel Junior para concorrer à Prefeitura de JAMPA. 

“O PMDB é o maior partido da Paraíba. É muito importante que tenhamos nomes em condições de disputa. Vejo como alvissareira a candidatura de Manoel Júnior, mas isso não é um motivo para interferência na nossa relação administrativa com o Governo do Estado. O PMDB tem o seu candidato em João Pessoa, assim como o PSB deve ter o seu candidato na cidade de Patos concorrendo conosco. Isso é natural na democracia e não impede a nossa boa convivência”, ressaltou Nabor.

Apesar de afirmar que a relação com o Governo do Estado está mantida, as palavras do deputado apontam para sinais de ruptura à vista. Ao menos em Patos, já se fala que o “casamento” está acabando e que o PSB municipal pode contrair “novas núpcias” em breve.

Aliás o próprio Nabor, ao dizer que o PSB pode ter candidatura em Patos, deixa nas entrelinhas a ideia de que a relação realmente anda instável. Será que essa instabilidade vem desde as discussões acerca da criação do TCM? Vocês lembram que o deputado é contrário à criação do Tribunal? 

Ao meu ver, as palavras de Nabor acabam por dar “mais gás” para o surgimento de uma outra via na Morada do Sol. Um novo bloco político composto por PT/PSB/PCdoB, pelos vereadores Sales Junior e Jefferson Melquíades, além de outros nomes, pode acabar se consolidando. 

Se por um lado é legítimo que Nabor manifeste apoio à candidatura própria do seu partido na capital, por outro, é também muito legítimo que o governador prefira apoiar grupos que permanecem fiéis aos projetos girassolaicos (homenagem ao meu amigo Carlos Magno). E no caso específico, apoiar Manoel Junior, antigo desafeto de Ricardo, é praticamente romper com o dono do Jardim dos Girassóis. 

Uma coisa é certa: Nabor não é menino e sabe muito bem fazer o jogo dinâmico da política. Outra coisa é mais certa ainda, Ricardo não tem memória curta e age de modo bastante frio no que diz respeito a consolidação e manutenção de alianças. 

Será que teremos novidades na Morada do Sol?

CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA RITA, EXEMPLO A NÃO SER SEGUIDO



A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rita extrapolou todos os limites no que chamo de "A traição com o povo". Em recente matéria publicada no Portal  Primeiras Notícias, foi noticiado que “o número de comissionados da ‘Casa de Antônio Teixeira’ supera em quase de 1500% o total de servidores efetivos. Contra os 10 funcionários efetivos a casa tem 145 apadrinhados políticos.

É gente demais para função de menos. É muito dinheiro sendo jogado em um lamaçal de beneficiamento de interesses sabe-se lá de quem.

O mais interessante é que essa mesma Casa Legislativa tem em sua maioria, vereadores que fazem de tudo para dificultar as ações do governo municipal.

Santa Rita que, sofre nos últimos anos com o terrível revezamento de poder entre o atual prefeito Netinho de Várzea Nova e o ex-prefeito cassado Reginaldo Pereira, tem também que conviver com uma leva de vereadores que não demonstra a menor sensibilidade ao conturbado momento financeiro e político da cidade e que tomados pelo que chamo de “Síndrome do Poder Absoluto”, enchem a Casa Parlamentar de comissionados e com isso, trazem mais despesas ao município e zombam do povo humilde da cidade.

A postura dos vereadores da cidade dos canaviais deve conduzir a população da cidade a refletir sobre quem são os que realmente, ao longo do tempo tem lutado pelo bem de Santa Rita, os que agora tem se postado ao lado do povo e quem sempre teve interesse apenas nas "vantagens".

O que fica evidente agora é que a Câmara de Vereadores de Santa Rita é um belo exemplo. Exemplo a não ser seguido!






Caco Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário