quarta-feira, 16 de março de 2016

LULA, NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS...




          Durante boa parte da minha adolescência e juventude, fui um árduo defensor do "Lulismo". Filiei-me ao PT, muito mais por ser o partido do Lula, do que pelo que sabia das ideias petistas. Tenho certeza que não sou o único da minha geração que viveu essa realidade.

         Numa avaliação bem simples sobre o menino pobre que saiu de Caetés e tornou-se Presidente da República, diria que vivo uma relação bem antagônica, mas perfeitamente possível e clara em minha mente.

         Explico de forma muito objetiva. Lula é, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, o maior Presidente da história do Brasil. Sendo que o petista supera o tucano em virtude de sua ação mais efetiva em áreas que FHC, por omissão ou por missão, não o fez. Por outro lado, Luiz Inácio é também um dos maiores canalhas, que a política brasileira já viu.

         Pode parecer estranho e até paradoxal que faça essa análise, mas não é. Quando atribuo a Lula a condição de maior presidente da história, o faço por reconhecer seu legado, sua indizível contribuição em campos que jamais haviam de fato, sido reconhecidos por outros presidentes nessa nação.

 Programas de valorização ao pequeno agricultor, programas sociais, educacionais e muitos outros são fundamentais para um processo de valorização do cidadão. E preciso ser honesto com minhas lutas, com meus ideais, com minha cosmovisão. Quando analiso digo que Lula foi grandioso. Reconhecer isso não me torna de esquerda, ou mesmo defensor de Lula. E mesmo que o fosse, não seria demérito.

         Definitivamente não faço parte de uma turma idiotizada que nega todas as coisas boas que Lula fez enquanto presidente. Sei e continuarei a reconhecer suas virtudes. Por outro lado, não entro na turma do "Lulinha quase deus".  Tento manter um equilíbrio.  Busco separar Lula de PT, embora as vezes muitos petistas não o façam.  Já disse antes e vou repetir. A grande maioria dos petistas é gente decente, gente de bem, que quer realmente mudar esse país. 

         Por outro lado, o senhor Luiz Inácio poderia ter saído de cena e até voltar sem manchas, mas preferiu sujar sua biografia em escândalos de corrupção que apenas aqueles movidos do que chamo de "lulolatria", são incapazes de perceber.

         Óbvio que há na mídia uma campanha difamatória sem precedentes, é perceptível que há dois pesos e duas medidas quando se fala de Lula e Aécio, por exemplo. Mas não dar para deixar de reconhecer que é impossível ser coerente com os fatos e não dizer que Lula está no mínimo muito comprometido.

         Meu sentimento mais sincero é: "Como gostaria que nada disso fosse verdade. Como gostaria que ele não tivesse sido beneficiado, que não houvesse o triplex no Guarujá,  que realmente fosse cego, surdo e mudo e nada soubesse do "Mensalão" e do "Petrolão"... Ah! Como gostaria de poder defender o Lula. Aquele Lula do ABC, que quando adolescente, fiz de meu grande ídolo político".

         Continuo dizendo que Luiz Inácio Lula da Silva foi o maior presidente da história dessa nação. Mas infelizmente não posso fechar meus olhos aos demais fatos. Não posso engrossar uma fila "zumbidica" que em tudo culpa a Globo e a "direita".

         A cada dia fica mais claro que, embora seja completamente oposto aos outros em relação a sensibilidade social, cuidado, carisma... Lula não é diferente de Aécio, de Collor, Maluf, Sarney, Barbalho e tantos outros, no que diz respeito a esquemas, conchavos, acertos, acordos... Eis a grande questão, ele tinha tudo para ser O CARA, mas preferiu ser igual. No final das contas, todos iguais, todos iguais, alguns mais iguais que os outros.
          
         Continuo dizendo o que já disse antes, o PT pode se refazer, mas precisa ter a coragem de cortar na própria carne. Proteger Lula é torná-lo maior que o partido, maior que a nação.




Caco Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário